IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SEVORUM DEI
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
Ao diletíssimo irmão Helder Saburido Arns, até aqui, Monsenhor Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, eleito agora para Arcebispo desta, minha saudação e benção no Senhor.
«Mandai Senhor operários para a Vossa Messe» decidimos por tempos indeterminados reconhecer os bons Pastores que trabalham ardosamente pela Igreja, inflamados pela chama do Espírito Santo, e olhando à Igreja, se martirizam por seus caminhos e pela santificação do rebanho que lhes são confiado.
Destarte, vimos o Mons. Helder Saburido dedicando-se à Igreja e lutando por Ela diariamente. E é, idóneo e justo que se reconheça quem pela Igreja trabalha de verdade e inflamados pelo fogo do Espírito Santo, como citado acima.
E tu, dileto filho, visto e ornado com os dotes necessários do múnus episcopal, que nos aparenta idóneo para este Ministério, portanto, após ouvir a Congregação para os Bispos e usando a nossa autoridade apostólica, te nomeamos Bispo, no uso dos privilégios do título Arquiepiscopal de Sanctissima Mater Dei, com todos os direitos e afazeres inseridos no múnus episcopal.
Deves receber a Ordenação Episcopal, dentro e fora de Roma. Por fim, trabalha junto ao Pastor desta Igreja, o Santo Padre, com amor e obediência ao serviço das ovelhas que a ti são confiadas, lembrando a frase das sagradas escrituras: «Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas». (cf. Jo 10, 11)
Concluo despedindo-me de cada um de vós, especialmente de Dom Bernard, confiando-os à proteção da Santíssima Virgem Maria.
Dado em Roma, junto de São Pedro no dia 28 de Novembro de 2019, primeiro de meu Pontificado.
+ Ioannes Pp. X
Servus Servorum Dei