INOCÊNCIO, BISPO
PONTIFÍCE MÁXIMO
A todos que lerem, saúde e paz no Senhor.
Ao diletíssimo irmão Leonardo Brandes, até aqui Sacerdote da Arquidiocese de Porto Alegre, eleito agora para Bispo, minha saudação e benção no Senhor.
"Mandai Senhor operários para a vossa messe". E é olhando as sagradas escrituras, que decidimos por tempos indeterminados reconhecer os bons pastores que trabalham arduosamente pela Igreja, alimentados da chama furoz do Espírito Santo, e, olhando à Igreja se martirizam por seus caminhos e pela santificação do rebanho a si confiado.
Assim, vimos o Pe. Leonardo dedicando-se à Igreja, e, lutando por ela diariamente junto do colégio presbiteral. E é, idóneo e justo que se reconheça quem pela Igreja trabalha de verdade e inflamados pelo fogo do Espírito Santo.
Vendo junto ao Prefeito dos Bispos revi vossa eleição, e, estando satisfeito anunciamos então sua eleição episcopal. E tu, dileto filho, visto e ornado com os dotes necessários do monús episcopal, que nos aparenta idóneo para este Ministério, a ser que após ouvir a Congregação para os Bispos e usando a nossa autoridade Apostólica te nomeamos Bispo, sob a titulação episcopal di Tyrus, com todos os direitos e afazeres no monús episcopal.
Tendo visto, poderás receber a ordenação episcopal dentro e fora de Roma, deixando a vossa escolha, seguindo as normas prescritas. Prometendo obediência e fidelidade a mim, e a todos meus sucessores. Por fim, não te deixes ser sucumbido por maus pastores e lembrai-vos de levar o vosso mesmo rebanho ao caminho da verdade, da vida e da unidade, relemebrando o que nos diz as sagradas escrituras: Eu sou o bom pastor, ovelhas cuidarei.
+Inocencius Pp. IV
Pontifex Maximus
Dado em Roma, no dia vinte e três de janeiro do ano do Senhor de dois mil e vinte, primeiro de meu pontificado.