GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Bula de nomeação Episcopal
Ao caríssimo e amado filho Lincoln Júnior, eleito bispo titular de Elva, designado para a arquidiocese de São Paulo, a fim de realizar a função de bispo auxiliar, a paz e benção da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Volto meu olhar para nossas atuais necessidades, quanto a tantas questões que nos fadigam e nos traz atenção e com paterna e piedosa análise, discirno sobre a melhor maneira de atender os clamores da igreja.
Orientado pelo colégio cardinalício na pessoa de Dom Ângelo Sarto, decano do mesmo, sobre as questões que precisam de mais atenção da igreja e de nós pastores, eu atendo o pedido que mais me preocupa, que é a ausência e a falta de compromisso de nosso episcopado.
Analisando os filhos do colégio de sacerdotes, eu olho com paternidade a vós, Lincoln Júnior, que realizou árduos trabalhos nos seminários, ensinando os seminaristas, e evangelizando com vossas ações pastorais.
Eis que acolho o anseio do colégio cardinalício, em nome da Congregação para os Bispos, eu, na plenitude do poder a mim conferido, vos nomeio e constituo bispo titular de Elva, e nomeio-o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, no Brasil, em conformidade com o direito.
Sua sagração episcopal possa ser realizada na Basílica de São Pedro, seu sagrante possa ser Dom Ângelo Sarto, unido ao colégio de cardeais, observando as prescrições litúrgicas. Antes que receba-as, faça a profissão de fé e preste os devidos juramentos de fidelidade em relação a mim e a meus sucessores.
E a vós, peço a Virgem Maria, aos anjos e santos, que intercedam por ti a Deus, nosso Senhor, para que seus serviços sejam guiados por Sua força e sabedoria.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia vinte e seis do mês de agosto, no ano de dois mil e dezenove. Primeiro de nosso pontificado.
Gregório Pp. IV
Vigário de Cristo