Ao estimado filho, Miguel Soares, nomeado bispo auxiliar da arquidiocese metropolitana de Aparecida, saúde e benção apostólica.
Da cátedra primaz da diocese de Roma, fomos solicitados a voltar atenção á arquidiocese de Aparecida, que por meio de seu pastor, nosso irmão e arcebispo, Enrico Montini, quis contar entre seus colaboradores com um bispo auxiliar para ajuda-lo de maneira mais desimpedida no cuidado a aquele rebanho. Tendo chegado até nos, este pedido do mesmo arcebispo, foi por nos minuciosamente analisado e visto com alegria e necessidade. E tu estimado filho, foi por nos vistos, pois, revestido dos dotes e privilégios necessários para o múnus episcopal, aparentando-nos idôneo para este ministério. Assim usando de nossa autoridade apostólica, te nomeamos, bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, titular da extinta diocese Di Álava, com todos os direitos e deveres,concedidos no múnus episcopal. Considerando a comodidade, concedemos-te que recebas a ordenação fora de Roma, sendo antes diligentemente observado as normas litúrgicas e o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores.
Por fim estimado filho, exortamos que trabalhe com zelo e atenção as necessidades, não deixando-se corromper ou atrapalhar-se pelos obstáculos e desafios, tendo sempre como ponto norteador e segurança as sagradas escrituras, recordando: "Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas" (Jo 10-7), doutrina o povo, conduz o rebanho com atenção, busca e reconduz as ovelhas extraviadas, tendo sempre como terno sinal de amparo á virgem Maria, mãe de toda Igreja universal.
Dado em Roma, junto a São Pedro no dia Vinte e Cinco de Abril do ano do Senhor de Dois Mil e Vinte e Dois.